Hiperparatireoidismo ( ) - significado y definición. Qué es Hiperparatireoidismo ( )
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es Hiperparatireoidismo ( ) - definición

Hiperparatireoidismo

hiperparatireoidismo         
sm (hiper+para1+tireóide+ismo) Med Afecção das glândulas paratireóides, caracterizada por um excesso no metabolismo do cálcio e fósforo.
hiperparatireoidismo      
s.m.
-endocr afecção causada por um excesso de secreção de hormônio das paratireóides, caracterizada pelo aumento da taxa de cálcio no sangue, podendo levar à formação de cálculos renais e à desmineralização óssea
-etim hiper- + paratireóide + -ismo ; ver par(a)- e tir(e/o)-

Wikipedia

Hiperparatiroidismo

Hiperparatiroidismo é uma doença caracterizada pelo excessivo funcionamento das glândulas paratiroides, causando aumento da produção do hormônio paratireóidico / hormona paratiroideia (PTH) na circulação.

Pode ser classificado como primário e secundário.

Hiperparatiroidismo primário leva a sinais e sintomas decorrentes do aumento de cálcio no sangue (hipercalcemia), na urina (hipercalciúria), perda óssea de cálcio e pedras nos rins (cálculo renal). Pode ser provocada por tumores benignos (adenomas), hiperplasia ou muito raramente por tumores malignos na tiróide. No Brasil atinge 0,1% da população e ocorre mais freqüentemente nas mulheres na proporção de 3 para 1, sendo mais comum após os 60 anos.

Hiperparatiroidismo secundário é relacionado a perda da função renal, ao contrário do hiperparatiroidismo primário, não cursa com aumento do cálcio, se relaciona em alguns casos até com hipocalcemia, e com consequente hiperfosfatemia. A perda de massa óssea também está presente.

Nos dois casos, o hiperparatiroidismo grave pode evoluir com tumor marrom e calcificação vascular, lesão óssea identificada no raio X do osso acometido, que pode ser qualquer osso do corpo.